
Apresentação de novos ratos à colônia pelo método Carrier.

A introdução de um novo rato é um processo delicado e que exige atenção. Nunca introduza um rato novo sem seguir corretamente o método correto de apresentação.
O método "carrier" ou "método da caixa de transporte /método do espaço pequeno (small space method)," é uma técnica utilizada por muitos tutores e criadores de ratos para introduzir ratos novos aos já existentes em um ambiente controlado. Este método visa minimizar conflitos ao eliminar as noções de território e hierarquia.
Como este método funciona?
Um espaço menor significa menos dominância, melhores resoluções de conflitos e maior segurança, isso porque:
- Menos área para um rato controlar/defender faz com que os comportamentos de dominância não sejam levados muito adiante e não cheguem a gerar agressividade;
- O local reduzido impossibilita que os ratos se evitem, sendo obrigados a resolver disputas de hierarquia mais rapidamente;
- Menos espaço para fugir reduz a chance de ferimentos, pois a maioria dos machucados em apresentação ocorrem quando um rato foge de um confronto e é agarrado.
Neste método, eles são encorajados a trabalhar em conjunto e definir sua hierarquia o mais rápido possível para reduzir o tempo de estresse.
Pontos positivos:
- Mais rápido e menos estressante que qualquer outro método;
- Permite o desenvolvimento de laços mais fortes entre os ratos;
- Eficaz e mais seguro com ratos agressivos.
Pontos negativos:
- Por ser uma apresentação mais direta e exigir que a hierarquia seja definida de forma mais “brusca”, a utilização desse método deve ser repensada em caso de ratos debilitados, os quais podem acabar sendo dominados de forma mais agressiva por ratos mais ativos e duros, o que será prejudicial;
- Em alguns casos, ratos solitários que perderam ou não aprenderam habilidades de comunicação também podem ter dificuldades, sendo necessário adaptar a abordagem;
- É necessário ter cuidado com o local escolhido para a apresentação (tanto cômodo quanto alojamento), pois espaços mal ventilados, como caixas de transporte fechadas ou tanques de exibição podem superaquecer (principalmente machos adultos), o que pode ser fatal;
- A separação em caso de brigas sérias pode ser um pouco mais chatinha devido ao ambiente pequeno e confinado, mas traremos soluções para isso mais abaixo.
Dicas e sugestões:
-
Tocas fechadas podem gerar disputas de dominância sérias, além de dificultarem a separação em caso de brigas, então não adicione nenhum enriquecimento até que os ratos estejam em sua gaiola final e bem acomodados;
-
Uma vez iniciado o carrier, ele só deve ser interrompido se houver machucados com sangue;
-
Gritinhos são muito comuns durante apresentações. Você não deve separar a menos que a briga seja séria, pois caso contrário você estará interrompendo o processo de definição da hierarquia da colônia e, além de fazer com que a apresentação dure mais, isso pode atrapalhar de modo que os ratos nunca venham a se entender totalmente, visto que o processo de apresentação é crucial para que os ratos estabeleçam laços.

-
A cada início de etapa, leve o alojamento a um local com cheiro completamente novo. Isso pode distraí-los e incentivá-los a se unir contra o medo comum;
-
O que diferencia disputas por dominância de brigas sérias são a presença de sangue e sinais de agressividade pré confronto, como arquear as costas, bufar, eriçar os pelos e dar bundadas. Não confunda.
-
Em caso de brigas, o interrompimento do confronto para que se possa fazer a separação dos ratos pode ser feito das seguintes formas:
-
Jogando uma toalha sobre os ratos;
-
Borrifando água neles;
-
Sacudindo a gaiola e fazendo barulhos altos que os distraia.
Jamais use suas mãos para separar as brigas! Os ratos não perceberão inicialmente que é você e as mordidas são profundas e muito dolorosas!
-
Tenha sempre uma “porta de emergência” em caso de brigas. O mais comum e prático é não manter a gaiola totalmente presa à bandeja, desse modo, caso necessário, você pode rapidamente remover a parte superior para tomar as medidas necessárias.
-
A forração e a ração devem - EM TODAS AS ETAPAS - ser espalhadas pela bandeja da gaiola e devem ser colocados, no mínimo, DOIS bebedouros. Isso porque potes de ração, bebedouro e banheirinhos facilmente se tornam objetos a serem dominados, gerando disputas e confrontos desnecessários. Jamais coloque panos, pois eles também podem ser usados para se esconder ou dominar.
-
Andares, escadas, túneis e corredores geram perseguição, defesa excessiva e brigas sérias. A gaiola deve dispor apenas de um piso térreo.
-
Sempre realize a quarentena (mínimo 15 dias) dos novos integrantes antes de iniciar a apresentação, pois eles podem levar doenças aos outros ratos, considerando que a própria apresentação - devido ao estresse gerado - já abaixa por si só a imunidade deles.
-
Ao notar sinais de agressividade frequentes ou brigas sérias, considere voltar uma etapa na apresentação ou até mesmo interrompê-la. Ao decidir interromper, retome-a somente quando os ratos estiverem recuperados e faça tudo do início.

Carrier
Não realize a apresentação de ratos com menos de 75/80 dias, pois eles não serão capazes de se defender dos outros e podem se machucar nas disputas.
Em caso de brigas sérias com feridas profundas, leve seus ratos ao veterinário!
Iniciando o carrier - passo a passo do método
Serão necessários alojamentos de tamanhos diferentes, os quais devem ser sempre compatíveis com o tamanho do grupo a ser apresentado, principalmente na primeira etapa.
Você pode até acabar não precisando de todos os alojamentos, mas todos são úteis para se ter, seja para idas ao vet, viagens, fins de semana fora, quarentena, apresentações e outros motivos. Caso necessário, pegue alojamentos emprestados.
Selecione o espaço
Atenção: os alojamentos devem estar 100% limpos, sem nenhum cheiro conhecido para os ratos.
O primeiro alojamento deve possuir espaço suficiente para que os ratos possam se deitar, porém, não deve ser tão espaçoso que permita que eles se deitem distantes uns dos outros e evitem interação. Os alojamentos devem estar 100% limpos, sem nenhum cheiro conhecido para os ratos.
Você pode optar por usar uma caixa organizadora, caixa de transporte ou uma gaiola de pequena. Exemplos de primeiro alojamento:




Passo 1 - Introdução dos ratos no primeiro espaço
Para confundir o olfato dos ratos , passe baunilha em todos. Coloque os ratos no carrier, seguindo a seguinte ordem: novos membros, depois os antigos, do mais calmo para o mais dominante. O tempo de permanência neste primeiro espaço será de aproximadamente de 3 a 4 horas, podendo se estender um pouco mais, dependendo do comportamento dos ratos.
A princípio, eles podem parecer um pouco surpresos, confusos e hesitantes e então é provável que eles comecem a farejar um ao outro, se empolgando cada vez mais.
Se eles realmente começarem a lutar (parecem bolas de pelo rolando), borrife o spray de água ou bata com força nas proximidades ou no teto da gaiola. O objetivo é tirá-los desse estado de espírito agressivo. Você também pode andar com o alojamento pra lá e pra cá, isso irá distraí-los.
Lembre-se: um pequeno desentendimento ou repreensão é algo bastante normal do estabelecimento de uma hierarquia, principalmente se você tem ratinhos jovens exuberantes sem compreensão do comportamento apropriado para adultos (por exemplo, não pular em cima deles).
Observe-os, se atentando aos comportamentos e garantindo a segurança de todos neste primeiro momento. Mas lembre-se, nosso estado emocional reflete nos ratos, se estiver sofrendo de muita anciedade/medo, afaste-se um pouco e mantenha a calma! Introduções tendem a piorar se perceberem seu estresse.

Para seguir para o próximo alojamento, os ratos devem estar totalmente confortáveis com a presença uns dos outros, sem manifestar agressividade e dormindo juntos por opção. Em alguns casos, mesmo já dormindo juntos, quando acordado alguns podem andar na ponta dos pés, o que indica que eles necessitam de mais tempo.
Passo 2 - Segundo alojamento
O espaço do segundo alojamento é um espaço que os permita maior mobilidade, mas que não seja grande o suficiente para que corram uns atrás dos outros.
Talvez o dobro (ou um pouco menos) do espaço anterior seja uma medida viável. Uma gaiola de hamster (sem tubos e sem andares) podem ter um tamanho adequado.
Atenção: novamente, o ambiente deve estar limpo, apenas com ração, forração e 2+ bebedouros.


Para esta etapa, você pode/deve pegar o substrato do alojamento anterior e depositar no atual, isso fará com que a nova gaiola cheire como um local no qual eles já definiram a hierarquia, o que ajudará a garantir uma transição mais calma.
Quando você aumenta o tamanho da gaiola, às vezes pode reacender a tensão e as brigas (outras vezes eles parecem não perceber e fazer uma rápida exploração e depois dormir). Por isso, como dito anteriormente, você deve acompanhar de perto as duas primeiras horas neste novo local, que é o momento de maior risco de brigas.
Não tenha medo de recuar um passo se eles realmente se recusarem a se acomodar. Assim como na etapa anterior, uma vez que a briga inicial e a tensão tenham saído da sala, você pode avançar novamente.
Passo 3 - terceiro alojamento
A nossa intenção é chegar cada vez mais perto do tamanho de alojamento oficial dos ratos, fazendo-os se acostumarem com a companhia, criar laços e manterem sua hierarquia independentemente do ambiente.
Siga transferindo um pouco do substrato do alojamento anterior para auxiliar na transição e não se esqueça de observá-los no início.



Obs: tome cuidado, pois algumas gaiolas costumam ter um espaçamento largo (malha) entre as grades, o que possibilita a fuga de ratos pequenos, dwarfs ou filhotes.
Quarto alojamento
E por fim, chegamos à quarta e última etapa da apresentação. O alojamento utilizado será a gaiola oficial dos ratos, porém totalmente limpa (especialmente lavada), sem cheiros e sem andares/enriquecimento ambiental.
Exemplos: Gaiolas Gaiopar, Ipanema.
Você deve transferi-los para ela do mesmo modo como nas etapas anteriores, inserindo primeiramente os novos integrantes da família e depois os antigos, do mais calmo para o mais territorialista e acompanhando o início da transição.
A única diferença desta etapa é que, quando os ratos estiverem totalmente confortáveis com a presença uns dos outros, ao invés de você passá-los para um alojamento maior, você começará a adicionar acessórios.
Inicie com uma rede simples, que os incentivará ainda mais a dormir juntos. O tempo para adicionar um novo acessório deve ser o mesmo que era para trocar de alojamento; apenas um ou dois dias depois das brigas cessarem.
Novamente, caso haja brigas sérias ou muitos desentendimentos, você deve remover o acessório e aguardar mais um tempo (o que é dado como “voltar um passo”).