top of page

Você sabe como escolher a melhor gaiola de ratos de estimação?

A primeira coisa que devemos lembrar é que as gaiolas anunciadas para hamsters não são adequadas. Os ratos são muito maiores que os hamsters, com necessidades específicas para a espécie — na verdade, hamsters não vivem em gaiolas —, além disso, ratos precisam de um enriquecimento ambiental bem diferente dos hamsters.

A maioria dos ratos de estimação passa a maior parte do tempo em sua gaiola — às vezes até 22 ou 23 horas por dia. Portanto, a gaiola precisa fornecer  espaço suficiente para poderem realizar e expressar  o que é natural para eles — cavar, escalar, forragear, correr e dormir -.

 

Tenha em mente que o  alojamento  adequado deve ter altura suficiente para que seu rato consiga ficar em pé sem tocar o teto, sendo 60 cm o tamanho  recomendado, permitindo que os ratos expressem sua necessidade natural de escalar. Na profundidade, o menor tamanho absoluto deve ser no mínimo 40 cm. No entanto, você vai querer algo maior do que isso, principalmente na hora do enriquecimento. Quando se trata de gaiolas para ratos, quanto maior, melhor (geralmente)! Isso porque uma gaiola grande sem enriquecimento e que não trabalhe bem o espaço, de modo a promover boa atividade, é tão ruim quanto uma gaiola muito pequena.

O tamanho exato da gaiola depende do número de ratos que você deseja ter. Como regra a gaiola para uma dupla precisa ter pelo menos 70x65x50, ou seja, 8,0 pés cúbicos de volume de gaiola para uma dupla de ratos.  Contudo, de acordo com organizações de bem-estar animal, uma gaiola ideal não deve ter menos de 8 pés cúbicos de volume para uma dupla de ratos.

Para facilitar, reunimos calculadora + um pequeno guia  com tudo o que você precisa saber ao procurar a melhor gaiola de rato possível. Lembrando que as medidas fornecidas pela calculadora, é o mínimo aceitável, maior é melhor! 

Não ter espaço suficiente em sua gaiola pode causar baixa da imunidade, estresse, agressões e brigas entre os ratos. 

Calculadora de gaiola de rato: verifique quantos ratos podem viver em uma gaiola

saladerato.png

Ventilação

Certifique-se de que o alojamento dos seus ratos seja muito bem arejado! A urina do rato contém diversos tipos de componentes, incluindo uréia e água. O acumulo de urina deixa um cheiro químico desagradável que vem principalmente da amônia, formada à medida que a uréia se decompõe. A inalação desses odores pode agravar problemas respiratórios e infecções pulmonares, por isso, todo o alojamento dos ratos deve ser pensado para facilitar a circulação de ar, permitindo a liberação da concentração de amônia. 


Esta é uma parte muito importante. Alojamento abafado, jamais!

Espaçamento de Barras

Outra coisa crucial a ser observada ao comprar uma gaiola de rato, juntamente com o tamanho da gaiola, é o espaçamento das barras. Muitas gaiolas grandes o suficiente para ratos são projetadas para outros animais de estimação maiores, como coelhos, chinchilas e furões, tendo assim um espaço muito maior entre as barras. 

Escolha uma gaiola com espaçamento entre barras que evite fugas ou que seu rato fique preso. 

  • Um espaçamento de barras de 1 a 1,5 cm é ideal, pois mantém todos os ratos seguros — mesmo ratos jovens e fêmeas menores;

  • Qualquer coisa maior que 2,0 cm não é adequada e oferece riscos para ratos, grandes ou pequenos.

O alojamento ideal para seus ratos deve incluir:
  • Diferentes níveis para seus ratos subirem;

  • Tocas e redes seguras e quentes para dormir;

  • Boa ventilação;

  • Muitos brinquedos e coisas para manter seu rato ocupado. Tente criar um playground de aventura para seus ratos usando cordas, escadas, galhos, prateleiras, redes e brinquedos; 

  • A gaiola dos seus ratos deve ser segura e protegida. Certifique-se de que seus ratos não possam escapar e que outros animais de estimação, como o gato ou o cachorro da família, não possam entrar.

Gaiola.png

O que evitar

  • Gaiolas de madeira/ Gaiolas feitas com restos de móveis em madeira MDF/MDP — Ratos e madeira não combinam bem. Em primeiro lugar, os ratos podem facilmente mastigar a madeira e escapar. Em segundo lugar, é quase impossível limpar a urina do rato na madeira, pois a madeira  absorve tudo e começa a cheirar mal muito rapidamente, desagradável ao tutor e prejudicial para a saúde dos ratos;

  • Telas de galinheiro — Material inadequado, pode facilitar fugas e causar ferimentos graves nos ratos;

  • Aquários ou terrários — Os ratos são propensos a doenças respiratórias, por isso precisam de bastante fluxo de ar fresco em suas gaiolas. Terrários e aquários fechados mantêm a poeira e a amônia, irritando o sistema respiratório do rato;

  • Piso de malha de arame — Andar constantemente nos fios pode causar pododermatite nos pés delicados de seus ratos, principalmente nos mais velhos e mais pesados resultando em pés inchados e infectados. Se você comprar uma gaiola com piso de tela de arame, retire a grade ou cubra o chão com algo sólido;

  • Gaiolas redondas — Gaiolas redondas não são recomendadas para nenhuma espécie,  incluindo os ratos. Os animais, podem desenvolver problemas neurológicos escalando ao redor e ao redor de gaiolas cilíndricas, e sentindo que por mais que andem, não chegam a lugar nenhum.

Onde comprar gaiolas adequadas

Modelos para outras especies que podemos usar com ratos

  • Gaiola Ferplast Para Roedores Krolik 120 - femêas pequenas e filhotes, passam entre as grades

  • Gaiola Ferplast Casita 120 - femêas pequenas e filhotes, passam entre as grades

  • Gaiola Ferplast Para Ferrets Furet Tower - portas pequenas, difícil de limpar e fazer o enriquecimento

bottom of page